segunda-feira, 4 de abril de 2011

Proteção aos cavalos - Chicote nunca mais - Exemplo

Chicote nunca mais - Exemplo de proteção


Fiel Depositário

A Chicote Nunca Mais, entidade protetora dos animais tracionadores de carroças em situação de maus-tratos, está cadastrando pessoas que se interessarem em ser fiéis depositários dos equinos, asininos e muares apreendidos nestas situações.

O que é um fiel depositário? É um termo legal que torna a pessoa guardiã do eqüino, asinino ou muar, que recebe esse animal, não como presente, e nem tampouco passa a ser proprietária do animal. Fica com o animal desde que tenha condições sócio-econômicas para cuidá-lo. Terá que alimenta-lo adequadamente, tratá-lo se for preciso, cuida-lo, enfim, enquanto o animal viver. Não poderá passar sua guarda para terceiros, mesmo que da família, nem vendê-lo. A transferência poderá ser feita em casos de falecimento do fiél depositário ou mudança de núcleo familiar, sempre através da Chicote Nunca Mais, depois de uma nova avaliação do pretendente a fiel depositário. Em caso de venda DO LOCAL onde fica o cavalo, não haverá a possibilidade de incluí-lo na venda. O depositário assume o compromisso de não colocá-lo na tração, não utilizá-lo em competições como: rodeios, carreiras ou outro esporte ou apostas quaisquer. O animal poderá ser utilizado para montaria e lazer, desde que tenha condições físicas para tal. A muitos cavalos, em função de seqüelas pelo maus-tratos infligidos, só resta a utilidade como "podadores de grama e pasto". Ele vira um "come-e-dorme". São animais oriundos de trabalho escravo desde muito jovens, muitos apresentam lesões irreversíveis em tendões, ossos, musculatura, visão e audição. Em sua maioria, têm idade avançada e apresentam artrite e artrose, que lhes conferem muita dor. Adotá-los, portanto, é um ato de amor e desprendimento, admiráveis. São animais muito dóceis, meigos e carentes. Ao receberem carinho, retribuem e demonstram reconhecimento. Somente quem convive com esses nobres animais, pode avaliar o quanto são sensíveis e inteligentes.

O pessoal da Chicote Nunca Mais, visita periodicamente os animais. O termo de compromisso é feito em três vias, uma para o fiel depositário, outra para a Chicote Nunca Mais e outra para o Ministério Público do Meio Ambiente.

Caso haja quebra do compromisso, recolhemos o animal e passamos para outra pessoa.

Todos serão chipados futuramente, inclusive os já adotados.
O foco da Chicote Nunca Mais é o bem-estar do animal

Para efetuar o cadastramento chicotenmais@gmail.com

Lembre-se: o candidato deve ter local prévio adequado, que será averiguado quanto às condições pela Chicote Nunca Mais.    Fonte - Chicote nunca mais


Participe da "Primavera animal" - Movimento pela libertação do sofrimento dos animais abandonados.


Atualização - Email recebido do Chicote nunca mais em 15 outubro 2011
Amigos,
Estamos com muitos cavalos, quase 40 animais. Diariamente, recebemos inúmeros pedidos de ajuda e somos abrigados fazer uma triagem por  falta de recursos. São escolhidos os que precisam de socorro urgente.  Isso tem aumentado o tempo de permanência dos cavalos no sítio . São animais fraturados,  muito debilitados  e que necessitam um aparato maior. Esbarramos na dificuldade em conseguir  depositários fiéis. Ninguém quer cavalos visivelmente aleijados desfilando em seus sítios.
Acabou nosso pasto. Estamos comprando alfafa e tivemos que aumentar a ração.
Precisamos de ajuda para honrar os compromissos. Pagamos a ração, o veterinário, a alfafa.
Fizemos uma parceria com a Ração Píá que vai doar 500 kg de ração mensais, durante um ano. Essa quantidade é equivalente a alimentação de três cavalos desnutridos.
Ganhamos algumas medicações e o material hospitalar. Tivemos doaçãode material  de construção  telhas, postes, brita, pedras e tábuas.  Recrutamos  voluntários  que são  amigos que vão nos ajudar   construir  baias,  abrigos e a lancheria.
Pretendemos terminar  a sala cirurgica,  onde   falta revestimento de parede,  o piso e o teto.
Nossa luta é imensa e vamos estruturando o atendimento conforme a necessidade.
Não temos verbas governamentais e há muito estamos pagando boa parte das contas do nosso bolso.
Nos ajude a continuar ajudar os cavalo vítimados. Recuperamos muitos, nossas perdas são muito pequenas.
Abra o coração e dê um pouquinho.Juntos faremos a diferença.
Quando você vê um cavalo mal tratado e lembra de nós... lembre nesta hora de nos ajudar financeiramente.
Participe do " Amigo Dez" faça um programa de depósitos mensais com seu banco em favor da Chicote Nunca Mais
Hoje nossa conta por enquanto  é Banrisul  Agencia 0856 CC 06.102267.0-5 Chicote Nunca Mais
CNPJ11.261.424/0001-26

Em  breve estarão à venda camistas,. calendários  e as agendas 2012
Divulgue nosso trabalho.
Abraços

Fair Soares
presidente Chicote Nunca Mais


 Girafona
 No dia 24 de outubro 2011,foi recolhida na cidade de Viamão uma égua que o dono havia deixado na rua para morrer. Moradores locais e a BM nos ligaram. Nossa dificuldade é o transporte mas, felizmente, a  Guarda Municipal de Gravataí que tem sido nossa parceira  e buscou o animal. Ela recebeu o nome de Girafona por se tratar de uma égua inglesa oriunda de carreiras.
O canalha que a deixou na rua, certamente ganhou muito dinheiro com o animal.  Quando apresentou  a  lesão lombo sacral pelo grande esforço e não pode mais ficar em pé, foi jogada na rua.
Ela além desta lesão apresenta um quadro de flebite pelo uso continuo de estimulantes  na veia, muito utilizado  nas carreiras de várzea. Sendo um animal muito alto, acima  do padrão dos cavalos de carroça não  tivemos  como levantar manualmente. Fomos obrigados  a comprar  uma talha elétrica.
Hoje pela primeira vez levantou sem auxílio e tentou morder a Marcia.
Ficamos muito felizes porque  contrariedade, imposição da vontade, tentar coicear, isso  é sinal de vida.
Foi feito RX e vai começar fazer acumpuntura como coadjuvante da dor.
A foto mostra o animal com dor, com fome e derrotado quando chegou.Hoje é um animal altivo.Só falta engordar mais um pouco, o que terá que ocorrer com cautela.
Mais uma linda vitória!
Vamos  providenciar uma pista de água para recuperação dos fraturados com lesões musculo esqueléticas.
  É  a Turma do  Bem  vencendo a turma do  mal, sempre!


Antes...

depois...
José Franson - Parabéns a todos do Chicote nunca mais. Incorporamos a iniciativa exemplar no projeto "Postos veterinários de proteção aos animais" , solução definitiva para o sofrimento dos animais abandonados.

Participe da "Primavera animal" - Movimento pela libertação do sofrimento dos animais abandonados.



Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

10 comentários:

Anônimo disse...

Boa Noite Amigos!

Tem que divulgar mesmo, mas isso vai mudar chicote agora só para os donos isso se for mesmo.
Sou vegetariana e crueldade eu denuncio mesmo com a permissão no facebook e no orkut

Obrigada.

Abraços e parabéns pelo site.

marcia borges disse...

Os animais agradecem muuuuuuuuuito!!!!!!!!Chega de violencia contra quem nao pode se defender!

Anônimo disse...

gostaria de saber endereço deste lugar para tentar adotar um cavalo, gosto do esporte de laço comprido,qualquer movidade entre em contaTO,PELO EMAIL frfabianorech07@gmail.com,preciso de um animal manso,tenho filhos que tambem gostam do esporte, qualquer novidade entre em contato. tenho lugar apropriado

Anônimo disse...

adorei a história vocêis são muito especias...

por favor vamos lutar contra o abate de cavalos e contra os frigorificos do brasil...

Unknown disse...

Ótimo texto, perfeito!!

Anônimo disse...

vocês achan que a vidaé um conte de fadas e nem as partes ruins da vida hoje mesmo morreu um cavalo recolido e estala o dia inteiro e ninguen pensa nisto ?

ALICIR disse...

VOCÊS SÃO ANJOS... QUE O CÉU SEJA O LIMITE PARA O TRABALHO PELOS SOFRIDOS ANIMAIS.

Márcia Caetano disse...

Eu amo cavalos e asnos em especial. Sempre tive enorme compaixão por eles desde criança, pois são muito maltratados. Fiquei sabendo de frigoríficos no Brasil que matam cavalos, por favor eu lhes imploro: vamos acabar com isso de alguma forma. Como posso ajuda-los, por favor?

Anônimo disse...

Caara! De Anônimo para anônimo, na boa, sem querer lhe ofender mas... Melhore seu português, escrevendo feito analfabeto seu post perde muito mas muito peso!
Concordo que existem protetores que são alienados sim, que nunca mas nunnnnca tiveram a experiência de se quer cuidar de um cavalo acha que montar um cavalo é crime e a pior de todas acham que qdo você ferra (coloca ferraduras) em um cavalo, vc o está mutilando quando na verdade está colocando uma proteção para seus cascos contra desgastes, brocas, pedras etc.
A esses protetores sugiro "www.google.com" e pesquisem sobre cavalos, sua história seu desenvolvimento através das eras, a simbiose que teve entre eles e os humanos, os esportes existentes e finalmente o mais importante para mim que se não existissem os esportes equestres provavelmente ou seriam gado ou estariam e extinção, alguém ja parou para pensar que atualmente espécies sem utilidade para os humanos são espécies em risco de extinção?
Pois bem...

Anônimo disse...

A Girafona é linda! PARABÉNS pela atitude, tenho cavalos desde criança no sitio que moro com minha família (pai e mãe) atualmente tenho comigo 3 cavalos sendo que uma é uma égua Mangalarga Paulista de 21 anos que chegou a mim quando ela tinha apenas 1 ano de idade, os outros 2 são um potro dela que ficou conosco e outro cavalo meio sangue que tbm nasceu aqui com a gente de outra querida égua minha que se foi de velha, se 3 cavalos daão muiito masmuito trabalho imagino 40, não tenho empregados q cuidem deles eu alimento dou banho, vacino etc e talz, infelizmente não posso ter mais cavalos comigo pq o pasto é limitado e o dinheiro para ração, feno, etc idem!
Vejo que estão passando por certos problemas relativos a dinheiro, deixo aqui como sugestão procurarem instrutores ou treinadores em equoterapia se informarem sobre o assunto separar quais dos cavalos de vocês tem condições de fazer um trabalho relativamente leve e absolutamente gratificante tanto para com o animal quanto para a pessoa a ser tratada e para o tutor que terá muito orgulho de seu animal trabalhando para o bem, sugiro que tentem converter o sitio a qual serve de um abrigo maravilhoso para os animais injustiçados em um centro de Equoterapia e abrigo de Equídeos, poderiam tirar uma boa renda com a equoterapia e fazer o abrigo viver com as próprias pernas dependendo assim de menos doações e de menos dinheiro do próprio bolso dos proprietários do local!! Apenas uma sugestão, por favor não se ofendam!
Quanto a Girafona, como ela está, ficou bem, se recuperou por completo uma dica...Um PSI é um cavalo muito ativo e explosivo em quaisquer condições e idade, sugiro que apliquem na Garrafona alguns exercícios com uma pessoa e uma sela leve regulares, é um animal que tem por instinto correr e correr muito, sinceramente se estivessem mais perto de mim e principalmente se eu tivesse pasto para mais um cavalo, adoraria adota-la...Meus cavalos aqui na minha região são conhecidos como os cavalos de boa vida que não trabalham, as vezes saio com eles para cavalgar um pouco em um loteamento que tem aqui por perto é como levar o cachorro para passear... Sei que possui veterinário por ai ,as cuidado com o excesso de alimento concentrado (ração) com a cólica equina q em muitos casos vem com torção gástrica e é morte certa para o cavalo!
obrigado pela leitura, espero ter ajudado em algo,o espaço virtual de vocês é MARAVILHOSO e SUCESSO!!!!