terça-feira, 31 de maio de 2011

CCZ Bebedouro - Animais mortos com chumbinho - canil municipal

Polícia Civil de Bebedouro investiga mortes de animais

A Polícia Civil de Bebedouro SP, por meio de sua 1ª Delegacia de Polícia Distrital, abriu na sexta-feira, dia 27 maio 2011, uma investigação formal para apurar a autoria e responsabilidade pela morte de dois animais que estavam sob efetiva custódia do Canil Municipal de Bebedouro, vinculado as instalações físicas do Setor de Zoonoses da Prefeitura Municipal. No dia 19 de março, foram encontrados no local um cão da raça “Pit Bull” e um gato mortos e com aparentes sintomas de envenenamento.
Exames realizados na UNESP em Jaboticabal e em Botucatu constataram que ambos teriam sido envenenados com chumbinho.
O Delegado de Polícia João Antonio Aparecido Panhoza, responsável pela investigação do caso, disse lamentar profundamente que fatos dessa natureza tenham ocorrido, justamente, num ambiente destinado a preservação da vida dos animais, mas afirma que já trabalha pelo menos um suspeito, cujo nome ainda não poderá ser divulgado para que não haja nenhum tipo de prejuízo as investigações.
A pena para os responsáveis por este crime pode chegar a 1 ano e 4 meses de detenção, além de serem responsabilizados civilmente.
http://www.jornaldebarretos.com.br/novo/2011/05/31779

José Franson - Quando é que os protetores de animais de todo Brasil vão acordar e exigir em uníssono o fechamento de todos os canis municipais CCZ em todo Brasil....

O fechamento de todos os canis de CCZ no Brasil é sonho de todo protetor. Os canis do CCZ por definição e filosofia foram criados para retirar os animais abandonados das ruas. Não é função deles proteger os animais. O que fazem com os animais? Assassinam para dar vaga a outros. Em todos, veja bem, em todos, eles matam. Na imensa maioria, simplesmente matam usando diversos métodos, um mais cruel que o outro. Quando não o fazem abertamente, usam a calada da noite, usam local diferente, matam antes que chegue no CCZ, matam lentamente ao deixar juntos doentes e sadios. Nos raros canis de cidades onde os protetores tem feito trabalho incansável para melhora do canil, continuam matando os chamados mordedores e os de grande porte, ou os que chegam muito doentes. Se ainda não matassem, os melhores CCZ são uma prisão medieval, com celas pequenas e baias superlotadas. Estão todos abarrotados. Em uns poucos existem programas pró-ativos para adoções, mas não conseguem aliviar a superlotação. Todos os abrigos independentes estão lotados. O que fazer?
Se continuarmos nossa luta focando em melhorias no CCZ, ou mutirões de castração isolados, estaremos dando aspirina para paciente com pneumonia. Temos que ir à raiz do abandono.
Até agora não tínhamos um instrumento que de maneira clara e objetiva pudesse ser usado para nossas lutas. Quanta luta já encaramos para aumentar as castrações nos CCZ, quanto mutirões de todos os tipos...quantas milhares de horas em programas de conscientização!! Infelizmente sem conseguirmos avançar de maneira eficaz na base do abandono, que é alta natalidade.


Agora temos um instrumento - O projeto "Postos veterinários de proteção aos animais" resolve definitivamente o abandono. Por favor, leiam, analisem, estudem, divulguem.
O controle pré e pós execução do projeto, permite o controle eficaz, matemático do número de animais abandonados, através das esterilizações de controle, posteriores, executadas pelos postos veterinários de proteção aos animais, previstos no projeto.
Os protetores que se inclinarem por convencer os prefeitos a executar apenas as "castrações iniciais de ajuste", sem a implantação dos postos veterinários, cometerão erro de avaliação fatal. É verdade que é mais fácil conseguir apenas as esterilizações, mantendo o canil do CCZ intacto. Em poucos anos o abandono estará de volta. Os CCZ não irão se preocupar, pela própria essência deles em dar continuidade ao controle eficaz. Será necessário acompanhamento eficiente se queremos solucionar o abandono, razão de ser dos "postos veterinários de proteção aos animais" um para cada grupo de 25 mil habitantes. A mudança começa pelo nome, a filosofia é outra. (vide projeto). Os postos além de fazerem o controle eficiente da redução do abandono, farão cada um mais de 2 mil atendimentos clínicos / ano, gratuitos, hoje praticamente inexistentes nos CCZs. Serão os catalisadores de inúmeros programas de proteção animal, de iniciativa própria ou dos protetores da região.
Minha humilde opinião é que todos nós devemos centrar foco, energias e lutas para este projeto, para que nossos netos protetores não continuem chorando pelos abandonados.
 a luta continua..
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grupo para discussões sobre o projeto 'Postos veterinários" 
Clique aqui para cadastrar-se protetores_do_brasil

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

Nenhum comentário: