quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lei obriga Prefeitos a sustentar os abrigos de animais

Há trezes anos os cachorros e gatos abandonados nas ruas de Caxias do Sul, cidade próxima a Porto Alegre, tiveram suas vidas modificadas pelo trabalho de voluntários apaixonados por animais. A SOAMA (Associação Amigos dos Animais) oferece um lar e cuida da saúde dos bichinhos para que eles sejam encaminhados à adoção.
A ONG possui uma chácara com 1,5 hectare, por onde estão espalhadas diversas casinhas, formato que rendeu ao local a fama de “Favela de Cachorros”. Não existem restrições para os animais que vão para o abrigo e, em muitos casos, chegam doentes ou atropelados, por isso passam por tratamento com veterinários, são medicados, castrados e identificados.
A ONG conta com o apoio de vinte voluntários. Além disso, o projeto se apoiou na lei federal 4.645, para fazer valer a responsabilidade do governo em custear os animais. Com isso, a verba paga pela prefeitura de Caxias do Sul mantém o funcionamento do projeto, pagando dez funcionários, um veterinário e auxiliando na compra de 14 toneladas de ração, que alimentam mensalmente quase 1800 animais. O município também cede o terreno onde está localizado o abrigo.
Além de incentivar a adoção, mostrando a importância dos animais para a saúde, o grupo também trabalha com educação em escolas e com a promoção dos direitos e respeitos aos animais, punindo infratores de acordo com as legislações existentes.
Segundo Natasha Oselame Vanlentini, diretora de marketing da SOAMA, e filha de Dinamar Oselame, uma das fundadoras do projeto, as crianças são as mais abertas ao trabalho educativo e facilmente percebem a importância do cuidado com os animais, independente de qual espécie ele seja.

No site da ONG (www.soama.org.br) estão disponíveis as fotos dos animais do abrigo e instruções para quem deseja adotar ou doar e ajudar a continuidade do projeto. Na página também existem histórias felizes de famílias que adotaram cães e não se arrependeram do carinho e companheirismo oferecidos por esses animais, que são considerados os “melhores amigos do homem”.

Os exemplos vão desde cachorros de raça que foram abandonados, mas que encontraram um lar, até os animais que possuem deficiências ou passaram por acidentes enquanto estavam na rua e que dedicam um carinho ainda mais especial às suas novas famílias.
Ana Claudia Avalone
#####

José Franson - 1- Protetores de todo Brasil, hora de se organizar e exigir o cumprimento das leis. Todo abrigo com animais recolhidos está fazendo o trabalho que por lei deve ser feito pelo prefeito, nada mais justo que o prefeito pague integralmente todas as despesas!!!!
2- Prefeitos de todo Brasil, economizem dinheiro dos contribuintes executando o projeto postos veterinários de proteção aos animais - Sai mais barato para a prefeitura executar o projeto, do que aprisionar os animais nos CCZ. Com a divulgação que os Prefeitos têm de ressarcir todas as despesas dos protetores, em breve irão receber pessoalmente ou judicialmente milhares de pedidos neste sentido. Mãos a obra senhores Prefeitos, além da economia, tratar eticamente os mais fracos e indefesos rende votos, muitos votos.
3- Os protetores reunidos na Soama, são verdadeiro anjos que estão aqui para nos ensinar amor e compaixão. Resultados como este só se consegue com muita luta, garra e dedicação integral. Todos sabemos que os abrigos são emergenciais para salvar estes inocentes, e que não queremos que vivam assim em casinhas, sabemos também as dificuldades de encontrar adoção, por mais que lutem não se consegue solução. Permitam-me amigos da Soama, fazer um apelo para que considerem aceitar um grande desafio. Vamos nos unir para irmos direto na raiz do abandono e conseguente sofrimento, a superpopulação de animais. Coletivamente os humanos não evoluíram o suficiente para ter em sua companhia outros animais. Por favor, leiam, analisem e vamos lutar sem tréguas pela execução em todos os municípios do "Projeto postos veterinários de proteção aos animais" - Solução definitiva para o sofrimentos dos animais abandonados. Grato.
Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

3 comentários:

Anônimo disse...

se não nos apegarmos a esse pouquinho de lei e apoio que dispensam aos animais ,vamos querer melhorias como ? a lei tá aí e é hora de ser cumprida. basta pulso firme.simone trisch

Anônimo disse...

Que belo projeto os animais LIVRES, bom para eles e para quem cuida!! Fátima

João Pessoa - Paraíba

Doação de Cachorro disse...

Muito importante esse trabalho realizado em prol dos animais. Cada vez mais as pessoas estão percebendo que eles são nossos amiguinhos e merecem todo o cuidado possível.