terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fechar os Zoológicos em todo Brasil


Mais denúncias de zoológicos: Morte de ursa em Araçatuba e abandono de animais em Taboão da Serra


Duas crianças de 11 anos da cidade de Araçatuba nos denunciaram, há alguns dias, a situação desesperadora dos animais no zoológico da cidade. Leia reportagem aqui. Elas estão atentas ao estado dos animais no zoológico e à proposta da Prefeitura de reforma do zoológico, usando uma verba pública de cerca de R$ 1,5 mil. E novamente nos passaram uma informação que merece ser registrada: foi confirmada a morte da ursa que vivia no zoológico há cerca de dois meses, conforme já havia sido denunciado pelas crianças semanas antes. As crianças estiveram no zoológico e fizeram um relato, do qual publicamos alguns trechos

“É com muita tristeza que ficamos sabendo da morte da ursa no zoológico de Araçatuba. Estivemos lá no sábado dia 03/09/11 e não a vimos. Perguntamos ao guarda e ele nos deu a triste notícia que ela morreu 20 dias antes. (...) PRECISAMOS SALVAR ESTES ANIMAIS, chega de sofrimento. Precisamos levá-los para áreas maiores, onde fiquem mais livres sem serem aprisionados em jaulas. ESTES ANIMAIS MERECEM UMA 2ª CHANCE, EM UM AMBIENTE MAIS LIVRE E MENOS DEGRADANTE!!! Como sempre a população não é ouvida. Tomaram a decisão por si sobre a permanência do mesmo (zoológico). Com tanto dinheiro, seria bem melhor um parque onde as pessoas pudessem passear, descansar, fazer caminhadas, atividades físicas, pois como relatamos antes, Araçatuba não tem um espaço destes. (...)”

Outra denúncia muito importante recebido foi a da situação crítica do zoológico de Taboão da Serra, conhecido como Parque das Hortênsias. A seguir trecho do depoimento recebido pelo canal Fale Conosco. Nossa orientação foi de denunciar o caso a imprensa local e nacional e também ao Ministério Público e fazemos nosso papel denunciando o caso em nossos canais de comunicação.

“ (...) Gostaria de uma orientação para poder ajudar os animais do Mini Zoológico Parque das Hortências, aqui em Taboão da Serra. A situação dos animais é deplorável, estão morrendo literalmente de fome. Já denunciei ao Ibama e a Policia Ambiental, mas até o momento nada foi feito. O leão nem consegue levantar mais, os tigres gritam de fome, são super inquietos, já morreu alguns animais de fome mesmo. (...) Me disseram que a verba do zoológico está sendo desviada, por esse motivo eles não tem o que comer. No meu ponto de vista esses animais teriam que sair daqui, principalmente os felinos, que precisam de muita alimentação. Estou esperando a hora dos tigres começarem a se comer e o leão morrer inerte de fome. Pra se ter uma ideia, os macaquinhos estendem suas mãozinhas desesperados para que alguém dê comida a eles. (...)”

Notícias relacionadas:

http://www.projetogap.org.br/pt-BR/noticias/Show/3658,denuncias-contra-zoologicos 

http://www.projetogap.org.br/pt-BR/noticias/Show/3761,zoos-fora-da-lei-apenas-44-das-111-instituicoes-brasileiras-cumprem-regras ~

José Franson - Zoológicos são prisões de inocentes. 
Manter animais fora de seu habitat, apenas por interesses comerciais ou satisfação pessoal de políticos sem ética, é deplorável e merece uma incessante luta para que os Zoológicos de todo Brasil sejam imediatamente proibidos de aumentarem seus animais, devem ser reavaliados a luz dos conceitos atuais de ética e proteção, e a grande maioria deve ser fechado, por manterem animais em desacordo com seu habitat natural. 
Chega de usar animais para diversão e entretenimento, como regra sofrem violentos maus tratos fora dos horários em que são expostos a  visitantes ou expectadores.  
Enquanto coletivo, o animal humano não evoluiu o suficiente para conviver harmoniosa e pacificamente com outros animais, ainda não entende que não é o senhor dos viventes. Vamos fazer de tudo para manter o coletivo humano longe dos outros animais.



Veja também -

Links interessantes, relacionados -

BASTA... TAMBÉM NA PROTEÇÃO ANIMAL - O BRASIL PRECISA DE MUDANÇAS URGENTES!!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=509755602429888&set=a.142491772489608.35046.100001863580217&type=1&theater

PROJETO POSTO DE PROTEÇÃO ANIMAL - RESUMO
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/resumo-projeto-postos-veterinarios-de.html

PROJETO POSTO DE PROTEÇÃO ANIMAL - TEXTO INTEGRAL
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/02/solucao-definitiva-para-o-sofrimento.html

O que eu estou fazendo para salvar da prisão e morte os cães e gatos que meu prefeito assassina???
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2013/06/o-que-eu-estou-fazendo-para-salvar-da.html

MANUAL COMO INICIAR UMA 'FAMÍLIA AMIGOS DOS ANIMAIS'
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/manual-como-iniciar-uma-familia-amigos.html

CCZ - CENTRO DE CONTROLE ZOOCIDA - CANIL MUNICIPAL - CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2012/11/campos-de-concentracao-ccz-canil.html

ENCONTREI ANIMAL ABANDONADO
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2012/10/o-que-fazer-quando-encontrar-um-animal.html

O QUE É VEGAN - PORQUE SOU VEGAN
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/05/o-que-e-vegan-porque-sou-vegan.html

CARTA DONO ANIMAIS ACORRENTADOS
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2012/07/protetor-se-ver-um-animal-acorrentado.html

O QUE É E COMO DENUNCIAR MAUS-TRATOS A ANIMAIS
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/07/o-que-e-e-como-denunciar-maus-tratos.html

COMO ENCONTRAR ANIMAL PERDIDO
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/07/como-e-onde-encontrar-animais-perdidos.html

AOS PROTETORES QUE PERDEM AMIGOS
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/05/aos-protetores-que-perdem-amigos-todos.html

ORACÃO AO PREFEITO DE UM CÃO PRISIONEIRO NO CANIL MUNICIPAL - CCZ 
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/09/oracaosuplica-de-um-cao-preso-no-canil.html

MALTRATAR ANIMAIS É CRIME - CARTAZ PARA IMPRIMIR
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2012/11/maltratar-animais-e-crimecartaz-para.html

DENÚNCIA DE MAUS TRATOS - SUGESTÃO PARA PRIMEIRA TENTATIVA DE SOLUCIONAR
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2013/12/denuncia-de-maus-tratos-sugestao-para.html

MANUAL DO ATIVISTA PROTETOR DE ANIMAIS
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/02/manual-do-ativista-protetor-de-animais.html

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

6 comentários:

Julianoff disse...

Porque é tao difícil o animal-humano ter um pouco de empatia pelos animais-nao-humanos, alimentar nao é tudo, imagini viver toda a sua vida em um cômodo da sua casa, é o que pasa com nossos parentes nao humanos, e pagamos para que isso siga acontecendo, para os animais, todos nós somos nazistas.

Anônimo disse...

O ser desumano tem a incapacidade de não usar a porcaria dos miolos para entender de uma vez por todoas , a lei basica que rege o bom viver de todos nos, dado por mandamento por Deus...Não façais para os outros o que não quereis para si!! Algum imbecil. gosta de viver preso!!! sem liberdade!!! Pq enjaular os animais, tira´-los de seu habitat!!!! Grdes são feitas para humanoides destruidores, não para anjos de patas ou de asas!!! Odeio quem maltrata animais!!!Seja para que fim for!!!!!

Anônimo disse...

Em Porto Alegre, RS, estamos lutando para que os animais atualmente confinados no Mini-Zôo do Parque Farroupilha (aqui, irônicamente,conhecido como "Redenção"), em um lugar insalubre, sejam de lá transferidos. Acessem nosso site e saibam mais: http://www.lugardeanimal.com/

www.reporterpilardosul.blogspot.com disse...

Mas porque ainda não foram tirados esses animais desse lugar horroroso? Cade nossos ativistas que fecharam o Instituto Royal? SOCORRAM POR FAVOR, vamos unir nossas forças novamente e fazer manifestações e exigir que sejam libertados.

HabitatBrasilOrg disse...

SIM! FECHAR ZOOS DE TODO BRASIL!

Anônimo disse...

não da para acreditar filme de terror, é muito fácil para mim que estou aqui ficar argumentando, mas vendo da forma legal, veja bem, trata-se de animais de grande porte alguns perigosos, uma invasão seria uma atitude de risco ate mesmo a terceiros, não sei mas parece uma repartição que pertence a prefeitura, assim também é do povo pode ser invadida ordenadamente a fins de resguardar o local e apossar-se assumindo a administração por hora na razão de fazer o que a prefeitura não fez,sendo assim fique com advogados prontos para pedir ao magistrado desta comarca mandato de segurança e posse temporária de todo o estabelecimento, cuidado NÃO ABRAM UMA JAULA, NÃO TENTE RETIRAR ANIMAIS DO LOCAL, NÃO TEM AMPARO EM LEI NESSE CASO PEGUEM TODAS AS PROVAS E TENTE A POSSE LEGAL DA ADMINISTRAÇÃO ATE QUE AS COISAS SEJAM ESCLARECIDAS É UM DESAFIO VOCÊS VÃO PRECISAR DE UM MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE ASSINATURA DO POVO DESSE ESTADO QUE EM VERDADE O ZOOLÓGICO É DELES É DIFÍCIL MAS NÃO É IMPOSSÍVEL VOCÊS VÃO PRECISAR UM NÚMERO DE 500 ATIVISTAS CHAMAR O QUANTO PUDER DE PROTETORES SIMPATIZANTES E UM TRATOR PRA DERRUBAR OS PORTÕES, SE EU PUDESSE ESTAR AI EM 3 DIAS ADMINISTRARIA UMA AÇÃO DESTA, MAS EM VERDADE TIVE UM GASTO ENORME NA AQUISIÇÃO DE UM TERRENO E MEUS NEGÓCIOS TAMBÉM ESTÃO EM ATRASO MAS SE A SITUAÇÃO EM VERDADE É TODOS ESSES DESCASOS COM O ZOOLÓGICO DEVEM FAZER. MEU AMIGO FRANSON COMO É DIFÍCIL, FRANCISCO GONÇALVES