domingo, 20 de novembro de 2011

Projeto "Protetor Público de Animais" - Resumo

Projeto “Protetor Público de Animais”

Solução ética e definitiva para o sofrimento dos animais abandonados


RESUMO


A - Objetivos. -  Instituir eficiente política pública municipal de proteção aos animais. Solucionar ética e definitivamente a superpopulação canino-felina do município, principal vetor do abandono de animais.


B - Como os objetivos serão alcançados.

1 - Instituição do ‘Protetor Público de Animais’.

a - Instituir  1  ‘Protetor Público de Animais’ para cada grupo de 10 mil habitantes humanos do município.

b – O ‘protetor público’ será necessariamente um atual funcionário da prefeitura, vocacionado para ser protetor e realocado para exercer a função de ‘protetor público de animais’.

c – Deverá, também necessariamente, residir na área geográfica delimitada para sua atuação.

d - A prefeitura deverá indicar um protetor de animais com iniciativa e liderança para exclusivamente exercer a função de coordenador, gerenciando a implantação e funcionamento deste projeto.

e - Inicialmente os ‘protetores públicos de animais ’, trabalhando em equipe única, devem dedicar-se exclusivamente no apoio integral para a realização do ‘mutirão inicial de ajuste’.

2 - Realização de “mutirão inicial de ajuste”. - 

Equipe de veterinários contratada pela prefeitura, exclusivamente para realizar o ‘mutirão’, se instala em um bairro, na área delimitada para cada protetor publico, e só se desloca para outro após atingir o índice de 80 % de esterilizações gratuitas de fêmeas canino-felinas, até atingir a totalidade geográfica urbana e rural do município.

Após completar o ‘mutirão inicial de ajuste’ em todo município, inicia-se o trabalho normal do ‘protetor público de animais’, em sua área designada.

C - Por que a Prefeitura deve implantar o projeto “Protetor Público de Animais”.

Economizar dinheiro do contribuinte - Animais abandonados exigem estrutura física e de pessoal para resgate, administração, veículos, tratamento e encaminhamento para adoção, etc. Reduzindo os resgates ao mínimo, haverá considerável diminuição de gastos e principalmente não haverá aumentos futuros, considerando as leis já existentes ou que serão em breve aprovadas em todo Brasil, proibindo os municípios matar os animais recolhidos. Redução de gastos com milhares de cães e gatos resgatados das ruas em situação de risco, mantidos por protetores autônomos em abrigos particulares Por lei os prefeitos devem pagar os gastos com ração, veterinários e medicamentos dos atuais abrigos mantidos por Ongs e protetores independentes. . Os canis municipais dos CCZs poderão ser fechados.

2 - Respeito as leis - A lei define o Prefeito como tutor legal dos animais abandonados do município, sendo legalmente responsável por suas vidas e bem estar. A esterilização planejada como proposto neste projeto, é o único meio eficaz para evitar a proliferação indesejada.  Autoridade legal respeita animal.

3 - Ética - O interminável sofrimento vivido pelos animais abandonados, frutos da crueldade de humanos sem coração nem ética, conduz o prefeito, tutor legal dos animais não domiciliados que vivem no município, a iniciativas visando minimizar tais atrocidades. A esterilização, regulando a natalidade, evita os abandonos.

Os atendimentos clínicos encaminhados amenizarão o sofrimento dos animais que adoecem e que de outra maneira não receberiam atendimento veterinário. Os maus tratos a animais deixarão de continuar impunes. Os programas de conscientização ajudarão a tornar nossa sociedade menos violenta. A dor é igual no homem e no animal.

4 - Evitar acidentes - Serão evitadas milhares de mortes de humanos, traumas incapacitantes, etc., resultados de acidentes com animais nas ruas e rodovias,  economizando fantásticas quantias de dinheiro público utilizados em despesas com atendimento médico/hospitalar, aposentadorias, pensões, auxílios, etc.

5 - Saúde Pública – Animal abandonado tem suas defesas imunológicas diminuídas pela fome, tristeza e solidão, sendo presa fácil para inúmeras doenças, que podem transmitir a  animais e aos humanos. Diminuindo o abandono a níveis mínimos, o projeto ‘Protetor Público de Animais’ reduz a quase zero de despesas médico/hospitalares para tratamento de zoonoses que podem ser transmitidas por animais abandonados e doentes, como leishmaniose, raiva, tuberculose, toxoplasmose, leptospirose, micoses, verminoses, entre muitas outras, economizando vultosas quantias dos investimentos públicos na saúde humana.
Implantar o projeto ‘Protetor Público de Animais’ torna a saúde dos cidadãos muito mais protegida, prioridade de todos os prefeitos.

D – Atribuições do coordenador

1 - Providenciará treinamento para a Guarda Municipal, fiscais da prefeitura e agentes policiais para “olhar” maus-tratos a animais  e combate eficiente para o tráfico de animais silvestres.

2 - Irá propor que o MP – Ministério Público, prefeitura, Polícia Militar (PM – BM - Bombeiros), Polícia Civil, ‘protetores públicos’ e Ongs  trabalhem em conjunto, estabelecendo funções e coordenação, para identificação e encaminhamento para efetiva punição dos maus-tratos a animais.

3 - Fará o cadastro de protetores voluntários e/ou conveniados, específicos para receber animais de grande porte, equinos e outros, que reabilitados serão encaminhados a fiéis depositários.

4 - Criar no facebook uma página, única para todo município, para postar fotos de animais perdidos, encontrados e para adoção, facilitando muito encontrar animais perdidos, ‘donos’ de animais, e adotantes. O coordenador receberá as fotos e dados dos animais e contatos, através dos ‘protetores públicos’, dos voluntários e da comunidade em geral. Encontrar animais perdidos poderá questão de horas... Solução de custo zero e enorme valor emocional.

5 - Participar ativamente nos programas governamentais de vacinação contra a raiva, etc.

6 - Planejar e implantar amplo programa de prevenção para saúde animal.

7 - Planejar, viabilizar, divulgar e gerenciar mensais ‘encontros de adoção’ com estrutura profissional, coordenando a efetiva participação de todos os ‘protetores públicos’ do município, estes incentivando e coordenando a participação efetiva dos voluntários cadastrados em sua respectiva área.

Os primeiros encontros municipais de adoção deverão se dedicar exclusivamente a adoções para todos os animais do canil municipal do CCZ. Os voluntários deverão ser muito incentivados para adotarem animais do CCZ, reabilitando e encaminhando para adoção definitiva.

O canil municipal poderá então ser fechado e demolido, em memória dos nossos melhores amigos, inocentes que sem dó nem piedade, ali foram cruel e barbaramente aprisionados.

O modelo atual de gestão, baseado no canil municipal do CC Z - Centro de Controle de Zoonoses é sórdido, degradante, caro e ineficiente. Está superado, tornou-se antiquado por usar técnicas medievais, como o bárbaro e deplorável aprisionamento de inocentes, absolutamente inaceitável em sociedades civilizadas.

Em todos os canis municipais - CCZs, o tratamento dispensado aos animais é cruel, injusto e antiético. O mais comum é serem mortos por ‘eutanásia’ ou deixados à própria sorte juntos a animais doentes, para também morrerem agonizando lentamente. Nos ‘melhores’ ficam prisioneiros amontoados em baias pequenas e/ou lotadas, idênticas a campos de  extermínio nazistas.

Implantar o projeto “Protetor Público de Animais”, iniciativa de baixíssimo custo, é imprescindível para o resgate inadiável da dívida ética que todos temos, com altivez e nobre dignidade, presentes nos Prefeitos que serão lembrados como estadistas libertadores.

E - Atribuições do ‘Protetor Público de Animais’ em sua área geográfica de atuação.

1 - Incentivar, organizar, cadastrar e operacionalizar voluntários protetores de animais, alguns ou até dezenas de voluntários em torno de cada ‘protetor público’, para ações de resgate/reabilitação/adoção de animais abandonados, para eficaz identificação e combate aos maus-tratos a animais em geral e muitas outras iniciativas criativas.

2 - Em parceria com os voluntários residentes em sua área de atuação conceberá e executará projetos de conscientização de proteção animal. Fará parcerias com escolas do bairro para o ensino de protecionismo na prática.

3 - O ‘Protetor Público de Animais’ fará o monitoramento permanente do número de animais abandonados em sua área de atuação, visando atingir e manter a meta de redução do abandono no município, se necessário incrementando esterilizações de controle, usando os dados obtidos no censo animal levantados na fase “mutirão inicial de ajuste”.

4 - Fará acompanhamento e resgate de animais abandonados em situação de risco, encaminhando-os na maioria dos casos para os voluntários protetores de animais cadastrados.


5 - Cadastrar, fazer parcerias e auxiliar os atuais abrigos de animais abandonados mantidos por protetores independentes e ONGs. 

6 - Viabilizará  programas de cooperação com protetores independentes e ONGs para resgate, reabilitação e adoção, incentivando, cadastrando e assistindo os atuais abrigos independentes, para receber animais resgatados que exijam atenção especial, com estadia paga pela prefeitura até que sejam adotados.

Os atuais abrigos, atualmente superlotados, são mantidos com descomunal dificuldade financeira e emocional por ‘anjos’ protetores que se vestem de humanos para nos ensinar amor e compaixão.

Em poucos anos após a implantação do projeto ‘Protetor Público de Animais’, a população destes santuários começará a diminuir, sendo possível dar atenção e dignidade aos que ali continuarão, por impossibilidade de encontrar adoção pela idade, deficiências, etc.

7 - Encaminhamentos para esterilizações e consultas gratuitas, após o ‘mutirão inicial de ajuste’

a - Esterilizações gratuitas de fêmeas - Concluída a etapa do ‘mutirão inicial de ajuste’, a prefeitura fará convênios com clínicas veterinárias particulares do município para dar continuidade permanente a esterilizações de fêmeas canino-felinas. Os ‘protetores públicos’ fornecerão gratuita e permanentemente encaminhamento imediato, sem restrições, para todas as solicitações de esterilização de fêmeas canino - felinas. Sugere-se que no convite de convênio para as clínicas, a prefeitura informe o valor que deseja pagar por esterilização. Os tutores dos animais terão a liberdade de escolher entre as clínicas conveniadas.

b - Consultas veterinárias gratuitas - A prefeitura fará convênios com veterinários e/ou clínicas particulares do município para consultas veterinárias. Os ‘protetores públicos’ não oferecerão consultas ao público em geral.

Cada protetor poderá fazer hum encaminhamento de consulta por dia útil, exclusivamente para os voluntários cadastrados, que fazem resgates de animais, e para casos especiais verificados ‘in loco’ pelo ‘protetor público’. Consultas em caso de emergências e urgências não terão limites de encaminhamentos quando solicitadas pelos voluntários que fazem resgates.

8 - Atuar permanentemente na prevenção de maus-tratos a animais. Receber, verificar e encaminhar denúncias de maus-tratos a animais.

9 - Planejar, viabilizar, divulgar e gerenciar mensais ‘encontros de adoção’ em sua área de atuação, coordenando a efetiva participação dos voluntários cadastrados.

Os primeiros encontros de adoção, deverão se dedicar exclusivamente a adoções para todos os animais do canil municipal do CCZ, que poderá então ser fechado e demolido. Os voluntários deverão ser muito incentivados para adotarem animais do CCZ, reabilitando-os e encaminhando para adoção definitiva.

10 – Treinar os voluntários de sua área para especial ‘olhar’, visando coibir o tráfico de animais silvestres, Verificar e encaminhar ao coordenador dos protetores públicos do município as denúncias para efetiva punição.

11 - Os limites geográficos de atuação de cada ‘protetor público’ deverão ser claramente determinados. Toda área urbana e rural do município deverá ser atendida pelos protetores, que necessariamente devem residir em sua área de atuação.

Atualizado em 23 março 2014


Leia o projeto completo – Projeto “Protetor Público de Animais”


Veja como você pode convencer o Prefeito para implantar o projeto em sua cidade.                             Manual como iniciar uma ‘família amigos dos animais’

Links interessantes, relacionados....
BASTA... TAMBÉM NA PROTEÇÃO ANIMAL - O BRASIL PRECISA DE MUDANÇAS URGENTES!!


O que eu estou fazendo para salvar da prisão e morte os cães e gatos que meu prefeito assassina???



MANUAL COMO INICIAR UMA 'FAMÍLIA AMIGOS DOS ANIMAIS'



CCZ - CENTRO DE CONTROLE ZOOCIDA - CANIL MUNICIPAL - CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO



ENCONTREI ANIMAL ABANDONADO



O QUE É VEGAN - PORQUE SOU VEGAN



CARTA DONO ANIMAIS ACORRENTADOS



O QUE É E COMO DENUNCIAR MAUS-TRATOS A ANIMAIS



COMO ENCONTRAR ANIMAL PERDIDO

61 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS TRABALHO!

AMO OS ANIMAIS, ELES MERECEM NOSSA ATENÇÃO E CUIDADOS.

Iris Pequeno disse...

Iniciativa fantástica!Nós podemos,sim, mudar esse quadro terrível,essa realidade cruel a que são submetidos os nossos animais aqui no Brasil.A união faz a força.E boas idéias,certamente,farão a diferença!
Parabéns!

Jane Araújo disse...

Temos de lutar por isso. Já estou divulgando para atrair simpatizantes.

Anônimo disse...

fantástico! tem q se fazer abaixo-assinado pra encaminhar aos políticos ... 2012 é ano eleitoral

vilma abdala disse...

parabéns pelo trabalho , temos que lutar pelos animais mesmo, vamos cobrar desses politicos que só lembram neles, achei maravilhoso a ultima passeada , eu estava presente ,conte comigo .

Anônimo disse...

É isso aí, vamos lutar pelos "sem vez e sem voz".
Os políticos tem de saber o quanto a força de defesa dos animais "rendem" votos.

Anônimo disse...

que se cumpra e´um bom projeto

Anônimo disse...

Nossa, gente isso é um sonho.
Já foi encaminhado esse projeto para o Deputado Feliciano Filho, ou outros integrantes da Proteção Animal, precisamos fazer valer urgente isso.
Vou divulgar para todos os meus contatos.
Bernadete

Anônimo disse...

Meu amigo, sem palavras!!! PARABÉNS pela iniciativa, alguém tem que se preocupar com os animais abandonados, só assim, seremos uma unidade na diversidade, esse será o ANO sem dúvida...



Meu amigo!!! sem palavras, PARABÉNS pela iniciativa, só assim não veremos mais essas carinhas tristes perambulando pelas ruas, devemos ser uma unidade na diversidade...

Anônimo disse...

Excelente!!!Muito organizado a iniciativa de todos, estou começando algo em minha cidade e gostei de ver q não estamos só nesta luta. Obrigada a todos.

Anônimo disse...

Gostaria muito de saber mais sobre seu trabalho..de como funciona se vcs recebem doacoes etc.. Aline

José Franson disse...

Estamos iniciando em todo Brasil, grupos 'família amigos dos animais' , com objetivo único de 'convencer' os prefeitos a executar o projeto "Postos veterinários de proteção aos animais - Solução definitiva para o sofrimento dos animais abandonados.

O grupo família amigos dos animais de Tatuí está dando certo, não somos ong, nem pretendemos evoluir para ong. Aceitamos apoio e também apoiamos todos os protetores independentes e todas as ongs da proteção, de todas as tendencias. Somos altamente politizados, mas não partidários.

Elaboramos o projeto postos veterinários de proteção aos animais e agora a 'família' faz a luta com foco exclusivo para convencer o prefeito a executa-lo.

Só internet , com mail-list de eleitores só da cidade, coletados por voluntários(já somos quase três mil),(envio 3 emails por mês a todos, com notícias do grupo e proteção em geral) manifestações públicas todo primeiro sábado de cada mês, sem reuniões, finanças, arrecadações, etc.

Deu certo, encontrei muitos voluntários ativistas, muitos se formam ativistas com os emails que enviamos, estamos nos organizando.
No primeiro evento público sem nenhuma reunião física anterior, conseguimos reunir 70 pessoas, metade voluntários ativistas, ficamos felizes.... vamos avançar...

Se conseguirmos que o projeto seja executado, o abandono estará solucionado na cidade, e estaremos muito organizados para outras lutas pela proteção animal.

Inicialmente o foco exclusivo é a execução integral do projeto postos veterinários de proteção aos animais. Não descansaremos enquanto o projeto não for executado.

Considere criar uma família amigos dos animas em sua cidade.Tudo de bom... vamos que vamos... sucesso em tudo que fizer.

http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/11/manual-como-iniciar-uma-familia-amigos.html

Anônimo disse...

Parabéns José Franson,parabéns Tatuí,gostaria que Sorocaba tbm tivesse pessõas que fazem a diferença,inf.só vejo empurra,empurra em se tratando de animais.
Temos que cobrar dos políticos e tbm das pessoas sem escrupulos, que não tem o mínimo cuidado com vidas dos inocentes.

Anônimo disse...

Parabéns!
Mas precisamos de leis mais severas,por onde ando vejo animais abandonados,que muitas vezes trago para minha casa,deixo-os prontos para adoção,e assim continuo.Mas uma coisa não saía de minha cabeça,tantos abandonados,claro somem com barulhos de fogos,cresceram e os donos sem vergonha,não querem mais,outros se arrependeram e até que um dia nesse fim de ano,vi um vizinho com duas de suas cachorras arrastando-as em uma corda,fiquei alerta,quando descobri que ia viajar no natal e assim se fez,voltaram muito depois do dia primeiro de janeiro,aí eu me perguntei? cadê os animais? Sabem o que aconteceu?
O covarde soltou em lugar não sabido.
Peço a Deus que elas tenham encontrado pessõas de bom coração,é esse o maior motivo de ter muitos abandonados.
A maioria da população não tem "EDUCAÇÃO" E transferem suas
irresponsabilidades para outros,não precisa ser alienado é só ver as pessoas nos dias de hoje com muitos filhos,imagine se vão dar importância para os animais.
Perdão pelo desabafo.
Abraços

José Franson disse...

Os humanos não devem ser estimulados ou ter facilidades para manter em sua companhia outros animais. Não evoluiu o suficiente para entender que não é o senhor dos viventes. Tomar atitude e ajudar a diminuir a natalidade de cães e gatos, para que não estejam facilmente disponíveis.

Anônimo disse...

Li com mta atenção seu projeto e achei imensamente interessante, parabéns pela iniciativa , tem meu apoio pessoal e levarei essa idéia aos meus amigos.

Abraços

Tita disse...

Realmente, esta foi a melhor ideia que vi nos últimos tempos. Penso até em levá-la para o prefeito da cidade onde vou morar, já que o da atual cidade é um idiota que só pensa nele.
Me deu até algumas ideias tbm de acompanhamento, tipo fazer um cadastro de animais com foto, nome do responsável e endereço, caso algum se perca ou seja abandonado, teríamos como encontrar os responsáveis.
Genial! Vou compartilhar com meus amigos pra pensarmos numa maneira de fazer esse projeto chegar até nosso prefeito.

Aninha disse...

Aqui em Porto Alegre, temos a SEDA, que infelizmente nunca ajuda qd os protetores procuram! Uma vergonha, criar uma SECRETARIA que de início já não funciona! Vou mandar pro mail deles essa proposta!

Mariclara disse...

Ótimo projeto, todos deveriam aderir, principalmente os governantes. Os animais precisam urgentemente de defesa e respeito. Já passamos da época de "brincar" de homens da caverna, está na hora de evoluir e respeitar toda forma de vida.

Anna Valéria M. Sagnori disse...

Adorei a idéia vou repassar.

Anônimo disse...

Onde posso assinar?????

José Franson disse...

Procuramos pessoas destemidas, que sonham com o fim do cruel e bárbaro sofrimento dos animas abandonados, para iniciarem em sua cidade o movimento 'Família amigos dos animais', com foco exclusivo em 'convencer' o prefeito a implantar o Projeto postos veterinários de proteção aos animais, solução definitiva para o sofrimento dos abandonados, sem aprisionar nem matar...

Considere iniciar a 'sua' família amigos dos animais...Junte-se a nós... seja bem vinda...é simples, não gasta dinheiro, não faz reuniões,etc.. a vitória é certa...

Por favor veja o manual e decida agora mesmo.. Quem sabe faz a hora não espera acontecer...Grato...

http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com/2011/11/manual-como-iniciar-uma-familia-amigos.html

Anônimo disse...

Temos que aproveitar que estão pensando em modificar o Código Penal e pressionar para elaborarem leis mais duras para o mau trato e abandono de animais!

José Franson disse...

Estimado amigo, o Judiciário é moroso, trabalha com má vontade, está desacreditado entre os protetores, e definitivamente não é o caminho para a solução definitiva do sofrimento dos animais abandonados... A implantação do projeto postos veterinários, soluciona a superpopulação de animais, raiz do abandono... Vamos fazer foco em convencer os prefeitos para que implantem o projeto, para que nossos netos protetores não continuem chorando pelos abandondos... Esqueçam o judiciário, esqueçam deputados, vereadores, etc... o foco é o Prefeito... Por favor, veja o manual como iniciar uma família amigos dos animais, e vamos a luta...

hildete@lves disse...

ESSE PROJETO E DE JESUS A PORTA QUE DEUS ABRE NINGUEM FECHA A VITORIA E NOSSA E DOS NOSSOS ANJINHOS DE QUATRO PATAS

José Franson disse...

Amém... e Amém...

Anônimo disse...

em Boituva tem tbm maltrato de animais pelo canil municipal pena q qm manda é os grandoes

Google disse...

olá amigos por favor entrem e vejam e publiquem este site!!!
ABRAÇOOO!
VAMOS PROTEGER QUERIDOS ANIMAIZINHOS MENOS FAVORECIDOS..
ELES NÃO FAZEM COMO OS HOMENS QUE DÃO CUSPIDAS NA ÁGUA QUE BEBEM.
QUE CADA VEZ MAIS ESTÃO POLUINDO A NATUREZA ;OBRA PRIMA DO CRIADOR!
RIOS CONTAMINADOS;FLORESTAS DEVASTADAS;ANIMAIS SENDO MALTRATADOS... VAMOS NOS UNIR PARA LUTARMOS PARA O BEM.
SE DEUS É POR NÓS,QUEM SERÁ CONTRA NÓS??

Anônimo disse...

ADOREI!!! AQUI EM CARAPICUIBA TEM O GRUPO AMIGOS DOS ANIMAIS ONDE EU TRABALHO COMO VOLUNTARIA... PARABÉNS PELO PROJETO
mT INFORMATIVO E UTIL

Olhar de Anjo disse...

Viemos te visitar pois já conhecemos esse projeto maravilho. Apoiamos em tudo!
Vem nos fazer uma visita! Será um prazer. Somos ainda pequeninos, mas seremos gigantes.
Já estamos te seguindo!
Lambidas, au-au!

José Franson disse...

Valeu amigos do Olhar de Anjo... Juntos faremos o sonho se realizar, já temos o Projeto formatado, sabemos como 'convencer' os prefeitos...Vamos a luta...http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/manual-como-iniciar-uma-familia-amigos.html

Mônica H. Faria disse...

Parabéns pelo projeto! Gostaria muito de que um projeto desse fosse implantado em minha cidade. Hoje temos aqui um CCZ que leva animais abandonados ou perdidos e que são depois de algum tempo sacrificados casa não apareça o dono ou alguem para adotá-los. Existe também um fator preocupante que é o grande número de cães contaminados com o Calazar, o que leva centenas de cães à eutanázia. Lendo a respeito dos resultados de exames nesta página fiquei impressionada ao saber da grande quantidade de falsos-positivos o que me levou a imaginar a quantidade de cães que são sacrificados em vão. Eu já era contra essa prática pois sempre pensei que o que se deve exterminar são os mosquitos, pois eles sim são os vilões da história. Porém nem sempre as políticas públicas facilitam e a educação da população contribui para cada vez mais para os mosquitos se proliferarem e os cães serem contaminados. O mais triste é quando a gente pensa em nossos cães, amigos fieis que vivem conosco fazendo parte da nossa família e sempre nos trazendo alegria, serem arrancados do nosso convívio sem a menor compaixão.
Enfim, gostei muito do projeto e levarei a idéia a quem de direito. Parabens pela iniciativa!

Aline Ross disse...

Meus animaizinhos são amados e amparados ...
mas, e os que não tem ninguem que os defenda??
Por favor, ajudem-nos a divulgar esta causa que não é financeira é mantenedora da vida!!!Obrigada.

Anônimo disse...

oi meus amigos...é com toda a satisfação que vejo que ainda existe muita gente boa e verdadeiramente humana neste nosso tão lindo planeta.....eu adoro animais...e sou contra os maus maus tratos como infelizmente são praticados com os nossos amiguinhos............não é de maneira alguma de compreender como é possível tamanha insencidilidade,,,quanto a mim quem pratica atos de violência com um animal...faz também num ser humano....sem dúvida nenhuma....e estou plenamente de acordo com tudo quanto foi dito aqui...e com o vosso projeto....um obrigado...e um abraço.....força para continuarem cada vêz com mais força..............

Teresinha Winter disse...

E quando o prefeito, aliás, pelo menos dois dos três candidatos a prefeito, o atual e mais um, são totalmente contra gastar um só centavo com animais? Hem? Quando eles são arrogantes e desaforados, são passíveis de convencimento? Existe um projeto de "gasto zero" com o programa? Pois nem assim seria feito. Não vale dizer que "sempre dá pra convencer o prefeito". Digo: É impossível!!! E assim acontece com a grande maioria dos municípios deste país de 3º mundo (indo para o 4º). Entendem? Todo mundo sabe que dá certo, mas a grande maioria, graaaaaaande mesmo, não quer nem saber dos animais e do que acontece com eles. Como já disse o nosso prefeito, "colocava tudo num caminhão, matava e largava em qualquer lugar". É isso aí.

José Franson disse...

Amiga Teresinha Winter.... Os prefeitos e candidatos não estão nem aí para argumentos éticos, compaixão, amor, etc... mas tem um que eles adoram ouvir e atender ... Votos... Veja a ideia do movimento família amigos dos animais... Grato....http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/manual-como-iniciar-uma-familia-amigos.html

Mãos a obra... não espere que outro faça... Bem vinda...

Adriana Alcoforado disse...

Parabéns pelo projeto!
Quero sua autorização para usar seu projeto em meu município.
Preocupados com a construção de um canil municipal, juntamos um grupo de amigos e estamos fundando uma ONG buscando política pública em Guaçuí-ES.
Li seu blog, e confesso que se tivesse achado antes, seguiria seus passos. Agora a ONG já está formalizada.
Como nós iremos cameçar a fazer o abaixo assinado pedindo projeto de castração, vou fazer melhor, o abaixo assinado será entregue aos vereadores e ao prefeito junto com a cópia de seu projeto. E quero mais, entregar uma cópia a cada candidato a prefeito e fazer um termo de comprometimento caso venha a ganhar colocar em prática esse projeto. O que acha? Será que conseguimos?
Aguardo seu retorno.

José Franson disse...

Olá amiga Adriana, não precisa autorização... Por favor lute para que seja implantado em sua cidade...

Minha experiência é que o projeto será implantado em municípios onde lideranças com peso eleitoral lutem por ele... Considere iniciar a 'sua' família amigos dos animais... instrumento para convencer prefeitos....Boa sorte... A luta continua....http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/manual-como-iniciar-uma-familia-amigos.html

Andreia Cristina Pinto Advogada disse...

olá porque não foi feito uma proposta de inciativa popular desse projeto? com arrecadação de assinaturas na petição pública. Melhor solução é tornar um projeto federal de ambito nacional, para expandir aos demais estados e capitais.

José Franson disse...

Amiga Andreia, por ser o projeto apenas uma mudança de gestão é de competência exclusiva do Prefeito, não podendo o legislativo interferir... Poderia os executivos estaduais e federal tomar iniciativa incentivando as prefeituras, mas para isto precisaríamos de deputados que patrocinassem...Não encontrei nenhum... nem mesmo vereadores que bancassem o projeto para valer... A solução que encontrei é o movimento famílias amigos dos animais.... analise com carinho e junte-se a nós... toda iniciativa é bem vinda..grato...http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/manual-como-iniciar-uma-familia-amigos.html

Marina Botoni disse...

Bom dia. ADOREI a ideia, vou tentar formar um grupo para apoairmos uns aos outros e juntos inicairmos a "Família" Tratablho em um empresa durante todo o dia e portanto não me sobramuito tepo livre para ir a prefeirtura e outras ações durante a semana, mas nos finais de semana , a noite e horas vagas pretendome dedicar a sua ideia com todo o caração e força. Se souber de prefeituras que apoiaram o projeto me avise pois assim conseguirei ter mais força e argumento junto a sub-prefeitura a a prefeitura de São Paulo. Esta é uma cidade muito grande e portanto cada dia mais desumana e insensível, mas vamos conseguir.
Gostaria de saber se precisar de informações e orientações posso contar com sua precisosa ajuda.
Agradeço a iniciativa. Sua ideia é maravilhosa.

José Franson disse...

Amiga Marina, feliz por sua iniciativa... Você irá iniciar a quarta Família amigos dos animais de São Paulo, espero em breve que dezenas sejam iniciadas... poderão fazer os eventos públicos em conjunto... Por favor envie seu email para receber notícias sobre o movimento e o projeto... Conte sempre comigo... Venceremos... Grato por vc. existir... fransonvegan@gmail.com - Aguardo.

elozinha fonseca disse...

é proibido malstratos com os animais
vamos lutar com unhas e dentes

Elizabeth Cristina Ribas disse...

Meu querido José , Parabéns pela GARRA E pela DETERMINAÇÃO
O que esperamos de um político é que seja ético e respeite a Constituição Federal Brasileira, que determina que o Estado seja o Tutor da Fauna e Flora de nosso País. O Poder Público precisa perceber que a Causa Animal , está cada dia mais forte,unida e numerosa e que sabemos reconhecer toda a ajuda que recebemos e provaremos isso nas urnas. Somos gratos e fiéis eleitores. Se formos ouvidos, com certeza poderão contar com nosso apoio.
Construiremos um País justo para todos, basta que respeitem
nossa Carta Magna.

Ari Curitiba Junior disse...

Iniciativa fantastico....

Anônimo disse...

Parabéns pela inicitiva! Mas no matadouro do CCZ de Várzea Grande-MT é preciso fazer mais. Dinheiro meu não é para ser usado para matar e torturar animais indefesos, inocentes. Vai o meu recado para os políticos, dirigentes e funcionários desse CCZ VZ:
covardes, psicotapas e assassinos!

Luasol disse...

Gente,os animais merecem tudo de nós humanos,pois eles são MARAVILHOSOS,DIVINOS,ADORÁVEIS,pois como a natureza também foram criados por DEUS e precisam serem preservados. Eles têm sentimentos,sentem dores e é um absurdo ver uma pessoa que se diz "humana"causar sofrimento num ser desses,indefeso e tão dedicados aos que lhe dão somente um pouco de carinho e amor!

Ana Maria Rocco Simões

Lila Rossi disse...

Olá! Li o seu projeto e achei muito interessante. Partir dos municípios e assim acabar abrangendo grande parte do país. Do micro para o macro certo? No entanto gostaria de lhe solicitar alguns esclarecimentos ok?
No projeto você prevê a "Esterilização inicial de ajuste", onde veterinários/protetores, contratados pela prefeitura, realizariam, gratuitamente, a esterilização de 80% das fêmeas de cães e gatos. A minha pergunta é: Por que somente as fêmeas seriam esterilizadas? Sei dos benefícios para elas quando esterilizadas ainda jovens, nos primeiros cios ou antes das primeiras crias, ou até mesmo depois de algumas. Porém, não vejo porque os machos deveriam ficar isentos do procedimento, uma vez que a cirurgia de orquiectomia (castração dos machos)é muito mais simples, de menor risco, custo e menor tempo de recuperação.
Quanto aos postos de proteção aos animais e os "veterinários/protetores", parece que ficariam responsáveis pelas consultas e atendimentos e por múltiplas ações, tais como a "prevenção" e o "encaminhamento para a punição" nos casos de maus tratos,pelos resgates e encaminhamento para "lares provisórios", além do controle permanente e eficaz em sua área de atuação. Bem, esse profissional ficaria bastante sobrecarregado de tarefas o que com certeza prejudicaria o seu desempenho enquanto médico veterinário. Como essa questão poderia ser resolvida? Talvez tornando-o um profissional muito bem remunerado ou contando com uma equipe de apoio, o que seria mais um obstáculo a ser transposto para a persuasão do prefeito.
E por fim a questão ética. Como impedir o abandono, os maus tratos, a barbárie contra os animais sem contar com leis severas que impeçam a impunidade? O comércio de animais domésticos, prática essa, aliás, permitida por lei, lei essa que não prevê que para essa prática desumana os animais são tratados como coisas reprodutoras, vítimas indefesas de "criadores" nojentos e sem escrúpulos. Isso sem falar no comércio ilegal de animais silvestres, esse então, longe de ser combatido. Enfim, como "conscientizar" seres tão desprezíveis e insensíveis à questão do sofrimento animal?
Penso que se essas questões puderem ser resolvidas, o modelo quase utópico do seu projeto tem grandes chances de um sucesso considerável, se houver, também, grande participação da sociedade e muita divulgação. Parabéns pela bela iniciativa!

José Franson disse...

Olá amiga Lila...
Por favor, analise com carinho a íntegra do Projeto.. Grato..

José Franson disse...

PROJETO POSTOS VETERINÁRIOS - INTEGRAL
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/02/solucao-definitiva-para-o-sofrimento.html

Lila Rossi disse...

Olá José Franson.
Li a íntegra do projeto com o carinho que você me sugeriu e encontrei as respostas aos meus questionamentos. Me pareceu, sim, ver uma luz ao final do túnel. Acho que o seu projeto deve ser divulgado e colocado em prática, pois assim será possível provar sua eficácia.
Contudo, apesar das "comprovações" matemáticas e da apresentação de nova técnica cirúrgica, continuo acreditando que a esterilização somente das fêmeas é injusta, uma vez que o procedimento no macho é muito mais simples,rápido e com riscos mínimos. Seria, então, eticamente mais aceitável a solução "meio a meio". Acho que o argumento da desnecessidade da castração dos machos dá uma conotação de discriminação de gênero ao projeto, essa sim desnecessária, recebendo, desse modo, a sua primeira crítica com intuito de pontuar a delicada, porém decisiva questão.
Abç
Lila

José Franson disse...

Olá amiga Lila...Muitíssimo grato pelo interesse e análise do projeto... Vamos analisar com muito carinho seu comentário... Se desejar receber notícias sobre o projeto, por favor envie email para fransonvegan@gmail.com . Vamos pensar juntos, estamos na iminência de implantar o piloto do projeto em Tatuí SP... Precisamos muito de você... Esperamos seu contato... Grato.

Janaina de Oliveira Mello disse...

Ola! Faça um abaixo assinado solicitando a mplantação pra colocarmos no face e espalharmos a sua idéia e conseguirmos assinaturas pelo Brasil inteiro! Que. Sabe com o abaixo assinado nós não conseguiremos!

Janaina de Oliveira Mello disse...

Ola! Faça um abaixo assinado solicitando a implantação pra colocarmos no face e espalharmos a sua idéia e conseguirmos assinaturas pelo Brasil inteiro! Quem Sabe com o abaixo assinado nós não conseguiremos!

ALMIRA LIMA disse...

Nosso BRASIL est[a DESPERTANDO! E ESTA LUTA PR{O NOSSOS QUERIDOS ANIMAIS eh MAIS UMA BANDEIRA QUE TEMOS DE ERGUER ,COM FIRMEZA E DETERMINACAO! MEU ABRACO A TODOS QUE ESTAO SE ENGAJANDO NESTE PROJETO VOU FAZER AQUI EM RIO GRANDE A MINHA PARTE DIVULGANDO E FAZENDO CONTATOS COM A NOVA ADMINISTRACAO MUNICIPAL! e COM NOSSOS VARIOS GRUPOS E ONGS!
ALMIRA LIMA

Anônimo disse...

Vamos lá, não podemos desanimar vamos lutar por nosso amigos, parabéns pela iniciativa e não esqueçam vamos ajudar também nosso s amiguinhos de São Roque não esmoreçam essa é uma grande luta....Tereza

MLuizarj disse...

Parabéns, muito bom ver que no Brasil ainda existe político que luta por uma causa nobre , os nossos animais. No Rio de Janeiro precisamos de plítico assim . abços

Anônimo disse...

Os animais merecem toda nossa estima e dedicação, pois são nossos verdadeiros amigos e dependem de nós humanos (nem sempre tão humanos).

Anônimo disse...

O dia que o homem entender que animal inferior são aqueles de sua própria espécie que maltratam os outros, o mundo será melhor e não correremos riscos de continuar em caminhos medievais

Bazar CHIK CHIK disse...

Eu apoio e divulgo e trabalho junto se preciso for....sou protetora independente,mas posso cuidar somente de 25 animais...queria poder mais,mas com este projeto,estarei contemplada em todos os aspectos...

Catita Cateteia disse...

PROJETO INCRÍVEL,LINDA INICIATIVA TENHO CERTEZA QUE PONDO ELA EM PRATICA ESTE PROBLEMA TERRÍVEL SERÁ SANADO, E O MELHOR DE TUDO SEM MORTE, SEM PRISOES....