quinta-feira, 22 de março de 2012

Canil municipal CCZ Araraquara, igual a todos, continua matando

Moradora denuncia Zoonoses de Araraquara por sacrifício de animais

Mulher registrou boletim de ocorrência após o cachorro dela ser assassinado.

O cão Gabriel, fotografado no Centro de Zoonoses de Araraquara (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Um boletim de ocorrência registrado por uma moradora de Araraquara (SP), nesta quarta-feira (21), aponta o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade como sendo adepto da prática da eutanásia cometida em cães, segundo a Polícia Civil. A denúncia partiu de uma mulher, que ainda de acordo com a Polícia Civil, afirma que o cachorro dela, levado para o local, teria sido sacrificado nesta terça-feira (20) por uma veterinária do canil municipal CCZ.                                    
O cão Gabriel, fotografado no Centro de Zoonoses
de Araraquara (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Segundo a denunciante Maria do Carmo Silva Nogueira, de 37 anos, o cão Gabriel da raça Beagle, havia desaparecido no dia 8 de março, no bairro do Carmo, em Araraquara. Desde então, a família iniciou a procura pelo animal. Neste domingo (18), uma amiga dela, que preferiu não se identificar, foi ao Centro de Zoonoses e encontrou um cão com características parecidas com as de Gabriel, e que estava em perfeitas condições de saúde. “Ela fotografou o Gabriel e me mandou a imagem já na segunda-feira (19). Eu liguei no local avisando ser a dona do animal e disse que o buscaria no dia seguinte”, diz Nogueira.

De acordo com ela, na terça-feira (20), ao chegar ao CCZ, ela foi informada de que o cachorro não estava mais lá que e havia sido doado. “Depois de muita insistência para que me dessem o nome do novo dono, eu fui surpreendida pela veterinária com o aviso de que o animal havia sido sacrificado no mesmo dia. Disseram que ele estava muito doente e com sarna. Mas é mentira e mesmo que estivesse, essa doença tem tratamento. O Gabriel estava completamente saudável quando escapou”, lamentou a dona.

Nesta quarta-feira, a filha dela, Márcia Nogueira Pedroso, procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência e deu início a uma mobilização pelas redes sociais junto às associações protetoras dos animais da cidade, após ter feito uma visita ao Centro de Zoonoses. “A veterinária me disse que o local não tem condição de cuidar de animais doentes e me mostrou em que situação eles vivem, fiquei chocada com os maus tratos”, relatou Pedroso.

Ainda segundo Pedroso, uma sobrinha dela de sete anos ganhou Gabriel quando nasceu e está sofrendo com a perda. “Queremos fazer justiça porque a cidade toda está sofrendo muito com a violência contra os animais”, afirmou.

Vigilância e Zoonoses
Procurada pela reportagem, a veterinária funcionária do Centro de Zoonoses, envolvida no caso, disse que não possuía autorização para comentar o assunto.

A reportagem também entrou em contato com o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Feiz Mattar, mas foi informada de que ele estava em uma reunião.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (Condedia), José dos Reis Santos Filho, uma denúncia formal sobre o caso foi entregue nesta quarta-feira (21) pela Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), e será averiguada.

ONG
A lei estadual 12.916, de 2008, dispõe sobre assuntos relacionados a cães e gatos. De acordo com o texto do artigo 2º, “fica vedada a eliminação da vida de cães e de gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, exceção feita à eutanásia, permitida nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infecto-contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde de pessoas ou de outros animais”.

Segundo Betty Roedel Peixoto, do grupo SOS Melhor Amigo, de Araraquara, um abaixo assinado está sendo elaborado para chamar a atenção das autoridades sobre a denúncia. “Nós queremos que seja feita justiça. A veterinária disse que é obediente à lei, mas neste caso, ela se julga acima da lei, por ter cometido um ato que não está previsto nela. Nós gostaríamos que essa funcionária fosse retirada do cargo”, afirma.

Ainda de acordo com Peixoto, além da exoneração da veterinária, o abaixo-assinado exigirá que o Centro de Controle de Zoonoses, que hoje é administrado pela Secretária da Saúde, seja coordenado pela Secretária de Meio Ambiente, e que seja criada uma comissão municipal para cuidar da saúde dos animais de Araraquara. “Não podemos aceitar uma administração que é conivente com os maus tratos aos animais”, diz.
O cão Gabriel, fotografado no Centro de Zoonoses de Araraquara (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)O cão Gabriel, da raça Beagle, sacrificado no Centro de Zoonoses por apresentar sarna
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

















Fonte - G1 - Globo
####
José Franson -
Em todos os canis municipais CCZ zoonoses, em todo Brasil, continuam matando...  
Vamos fechar todos os canis municipais CCZ do Brasil, não é possível fechar os olhos ao martírio de mais de vinte milhões de inocentes que são cruelmente assassinados todos os anos no Brasil - Tem solução simples, participe da libertação , Vem.... Veja - Escuridão e Luz - Tristeza e alegria

Campanha nacional permanente - “Fecha canil do CCZ - Tortura nunca mais” Eu aderi. (cole o slogan/link no email, blog, seja criativo)

Nenhum comentário: