quarta-feira, 10 de abril de 2013

Canil municipal CCZ Criciuma SC - Prisão medieval, tortura, atraso....

A equipe de reportagem do Jornal A Tribuna recebeu um e-mail de uma mulher, que prefere não ser identificada. Ela chamou a equipe do Centro para que fossem recolher um cachorro, que estava próximo de seu local de trabalho, com a orelha e patas machucadas. A resposta obtida foi que não era possível recolher o animal, já que não havia veterinários para cuidarem do caso. 

Caso não é isolado

Este foi apenas um exemplo dos pedidos que chegam todos os dias ao ouvido da coordenadora e bióloga do Centro, Bruna Francisco Maffei. “Muita gente liga nos pedindo para buscarmos animais atropelados, com feridas. Geralmente esses não cachorros saudáveis”, conta. Além destes, muitos querem se desfazer do animal de estimação por não ter mais condições de cuidá-lo.

O trabalho do Centro é cuidar de animais com algum tipo de zoonose, isto é, doenças que são transmissíveis para o ser humano. Alguns exemplos são a sarna, raiva, bicho de pé, bicho geográfico e leishmaniose. Outro ponto, que também é trabalhado, é o controle de natalidade dos animais de rua. As fêmeas de rua são recolhidas e castradas.


Fonte - Jornal A Tribuna

José Franson - È verdade que alguns poucos CCZs - CVAs, tem melhorado as condições do canil, melhor alimentação, programas de adoção, voluntariado, etc... Mas continuam sendo bárbaras prisões de inocentes, não têm nenhum objetivo de solucionar o abandono de maneira eficaz, aliás estas instituições estão antiquadas, existem por lei e por filosofia para prevenir zoonoses, jamais para proteger animais, os manuais internos dos CCZs são muito claros... Gastam fortunas com estes estabelecimentos hediondos apenas para agradar a classe dos veterinários que não desejam nenhuma mudança... Minha proposta é fechar os canis municipais, estão superados, são antiéticos, etc... para isto temos projeto formatado, eficaz, viável, barato, matemático, etc... basta vontade política.... Só existe um caminho para quem deseja ver o fim definitivo do sofrimento dos animais abandonados... Participar como protagonista da luta política pela implantação do projeto, veja o modelo que usei em Tatuí e que funcionou, elegemos o prefeito e um vereador... Pode ser usado em todos os municípios... Não basta lamentar, tem que lutar... 

MANUAL INICIAR FAMÍLIA
http://amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com.br/2011/11/manual-como-iniciar-uma-familia-amigos.html

Nenhum comentário: